15 de abril de 2015

7 atividades lúdicas para o dia das mães

O dia das mães está próximo e se existe algo maravilhoso nesta data suponho que é vê o sorriso no rostinho dos filhos e perceber que todo o esforço em ser uma mãe é recompensador pelos resultados a cada final de dia. Penso nessa paixão do querer e ser mãe todos os dias, mesmo não sendo perfeita ao menos tentar suprir e ter a sensibilidade de enxergar as necessidades da criança porque para mim ser mãe é isso a doação do tempo ao cuidar, em oferecer a oportunidade para criança criar boas memórias através da afetividade, do carinho, da atenção, e principalmente, pelo respeito de ser criança a instruir, educar. Ter a consciência do ser criança é primordial. 

As atividades mãe-filho são importantes e devem acontecer não somente em datas específicas. A educação dos filhos é essencial para a maturação sadia da criança, mas as atividades lúdicas ajudam no estreitamento do laço mãe-filho de forma alegre, leve, contagiante que não dá vontade de parar.

Não sou mãe, ainda, porém as experiências que já tive e tenho no cotidiano da sala de aula através de brincadeiras me emociona como professora. Deve ser intensa essas atividades entre mãe e filho...

1. Brincar de sapatinho perdido - colocar alguns sapatos da mamãe e do filho dentro de uma caixa e de olhos vendados tentar calçar o par certo.

2. Pintura - a mamãe e o filho vestem uma roupa já velhinha ou mesmo roupa de banho para se pintarem com tinta feita de amido de milho, água e anilina comestível.

3. Ciranda com marcha harmonizada - quem nunca brincou de roda, a cantar aquelas cirandinhas? Que tal incrementar com alguns passinhos para frente, para trás, para um lado e para o outro... 

4. Produção de fotos - nada de ter apego com as roupas, acessórios, maquiagem se produzam de forma divertida e tirem muitas fotos em situações engraçadas.

5. Confeitar bolinhoscupcake - sabe aqueles bolinhos prontos? Basta 3 ou 4 bolinhos, a depender da família, também, e alguns confeitos, granulado, biscoito quebrado, frutas, chantili, leite condensado, chocolate para confeitarem os bolinhos e fazer um lanche personalizado e divertido.

6. Colagem de fotos - usar algumas fotos para montar um novo álbum cheio de adesivos, colagem de fitas, botões, glitter, recortes, bilhetes de entrada de cinema ou parquinho. Use o que tiver, explorem a imaginação.

7. Receita de bolinho de caneca - apresente a criança novas texturas, cheiros, formas sem seriedade. Assopre um pouquinho de farinha de trigo, coma um pouco dos ingredientes antes do bolinhos ficar pronto. Faça aquela bagunça que você sempre quis fazer quando criança, agora com seu filho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário