29 de novembro de 2014

Volta às aulas - ambiente saudável


É considerada uma pessoa saudável aquela atendida em suas necessidades de alimentação adequada; habitação, saneamento básico, serviços de saúde, lazer, ou seja, o ambiente; afetividade, a família, convívio com a comunidade; além do psicológico, o mental, a genética herdada e sua individualidade.

Logo, a saúde é um estado baseado num tripé constituído pelo ambiente, bem-estar, e a forma de perceber o mundo, ou seja, a individualidade que envolve o psicológico, e não pela ausência de enfermidade. Dessa maneira, podemos afirmar que o estado de saúde e doença são determinados social e historicamente.

Contudo, para melhor condição de saúde é fundamental observar algumas características de uma das bases do tripé, o ambiente onde os pequenos convivem, por exemplo, a creche ou a instituição de ensino.

- Localização da escola, se existe saneamento básico, reserva ecológica (matas, rios, córregos), lixões;

- Higienização periódica da instituição nos ambientes (banheiro, refeitório, parques, cantina, salas);

-Troca ou esterilização de brinquedos, principalmente, nas classes de educação infantil.

É importante considerar o tripé que forma a saúde a contribuir para o bom desenvolvimento da criança.


Livro de estudo: Módulo III / Karina Rizek Lopes, Roseana Pereira Mendes, Vitória Líbia Barreto de Faria, organizadoras. – Brasília: MEC. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação a Distância, 2006. 68p. (Coleção PROINFANTIL; Unidade 6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário