29 de novembro de 2014

Volta às aulas - Ambiente físico da educação infantil


A organização do ambiente escolar e da casa são fundamentais para manter o estado de saúde.

O tempo de estadia do bebê na escola, ou creche escola é considerável, por isso, é recomendado manter o ambiente de trabalho limpo e organizado para torná-lo agradável e interessante para os pequenos interagirem, explorarem a promover o desenvolvimento sensório-motor, a segurança, confiança.

Características adequadas do ambiente em que as crianças se desenvolvem positivamente:

- Ambiente limpos e conservados. Áreas amplas, arejadas, iluminadas que possam receber, também o calor do sol;

- Ambientes planejados e equipados. Salas com ventiladores ou ar condicionado, lixeira, armários, banheiro, refeitório, cantina adaptados a estatura dos pequenos para estimular a independência e autonomia;

- Espaços abertos: quadra, jardim, parques para exploração do ambiente natural e desenvolvimento corporal;

- Objetos e brinquedos devem ser higienizados ou trocados com frequência;

- Envolver a criança a ter respeito pelo ambiente, objetos e brinquedos para a sua conservação, assim, desenvolver posturas adequadas para o convívio.

Ambientes conservados e organizados aumentam a possibilidade de desenvolvimento das crianças, além de proporcionar segurança em muitos aspectos.


Livro de estudo: Módulo III / Karina Rizek Lopes, Roseana Pereira Mendes, Vitória Líbia Barreto de Faria, organizadoras. – Brasília: MEC. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação a Distância, 2006. 68p. (Coleção PROINFANTIL; Unidade 6).

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