Roteiro de adaptação para dramatização teatral
Comemoramos no dia 18 de Abril o dia nacional do livro, por isso, aproveitei uma música ''A linda rosa juvenil'' para fazer um roteiro com o objetivo de realizar uma dramatização teatral no ensino infantil, especificamente, grupo 2.
No dia do livro não é preciso ficarmos presos em sua forma convencional. Podemos explorar a magia das letras por meio de diversos gêneros e tipos textuais. Use a dramatização, musicais, recitação de poesia e poema. Desfrute de uma das maiores características que as letras podem te oferecer que é o fruir da boa imaginação.
A construção do roteiro:
Personagens
As rosas; as bruxas; os ''tempos'' [verão, outono, inverno]; os matinhos; os reis. Foi escolhido a representação dos personagens em grupo, ou seja, cada personagem será interpretado por várias crianças ao mesmo tempo a fim de evitar ao máximo a timidez, ou vergonha.
Narrador: era uma vez um jardim encantado repleto de flores, dentre elas lindas
rosas cantantes que apreciava o seu lar a dizer:
Parte 1: [som da natureza] a roda de rosas, cantam e brincam com as borboletas.
Personagens: rosas -como estou contente, o meu jardim é lindo cheio de
borboletas, formigas, e passarinhos. [som da natureza].
Narrador: de repente apareceu uma bruxa com muita raiva e ''reclamona'' que fez adormecer todas as rosas, e disse:
Parte 2: [som de risada maligna] aparecem as bruxas de dentro dos matos a tocar
nas rosas, e diz:
Personagens: bruxas –rosas, durmam para sempre. Nunca mais ficarão contentes brincando
no jardim. [som de risada maligna].
Parte 3: os matinhos que estão sentados ficarão de pé.
Parte 3: os matinhos que estão sentados ficarão de pé.
Narrador: fez sol [som que representa dia feliz] as folhas caíram [som da
mata], choveu [som de chuva]. e o tempo passou...
Parte 4: entra o tempo [som de vento e sininhos] e anda em volta das rosas, e
diz:
Personagens: ''os tempos'' -já está na hora das rosas despertarem. [som de vento e
sininhos].
Narrador: a passear e admirar o belo jardim, um rei avista um canteiro com
belas rosas a dormir, e a tocá-las e sentir o seu perfume, ele diz:
Parte 5: [som de saudação a majestade] aparece o rei a admirar as rosas e a
abraçá-las.
Personagens: os reis -nunca vi tão lindas rosas num só jardim. acordem lindas rosas e
floresçam ainda mais sua beleza.
Parte 6: [som de bocejo e natureza] as rosas despertam e dão as mãos ao rei e cantam
[ao som de linda rosa juvenil].
Narrador: as rosas despertam, e o jardim volta a ficar ainda mais belo,
perfumado. Tudo voltou a ser encantado e cheio de vida.
O roteiro é simples e curto, para a atuação da turma de ensino infantil, por causa da maturação expressiva das crianças que devemos respeitar, porém pode ser estendido e adequado a cada classe a contemplar as habilidades e competências já desenvolvidas pela criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário