9 de abril de 2015

Linda rosa juvenil

Roteiro de adaptação para dramatização teatral



Comemoramos no dia 18 de Abril o dia nacional do livro, por isso, aproveitei uma música ''A linda rosa juvenil'' para fazer um roteiro com o objetivo de realizar uma dramatização teatral no ensino infantil, especificamente, grupo 2.

No dia do livro não é preciso ficarmos presos em sua forma convencional. Podemos explorar a magia das letras por meio de diversos gêneros e tipos textuais. Use a dramatização, musicais, recitação de poesia e poema. Desfrute de uma das maiores características que as letras podem te oferecer que é o fruir da boa imaginação.

A construção do roteiro:

Personagens
As rosas; as bruxas; os ''tempos'' [verão, outono, inverno]; os matinhos; os reis. Foi escolhido a representação dos personagens em grupo, ou seja, cada personagem será interpretado por várias crianças ao mesmo tempo a fim de evitar ao máximo a timidez, ou vergonha. 

Narrador: era uma vez um jardim encantado repleto de flores, dentre elas lindas rosas cantantes que apreciava o seu lar a dizer: 

Parte 1: [som da natureza] a roda de rosas, cantam e brincam com as borboletas.

Personagens: rosas -como estou contente, o meu jardim é lindo cheio de borboletas, formigas, e passarinhos. [som da natureza]. 

Narrador: de repente apareceu uma bruxa com muita raiva e ''reclamona'' que fez adormecer todas as rosas, e disse:

Parte 2: [som de risada maligna] aparecem as bruxas de dentro dos matos a tocar nas rosas, e diz:

Personagens: bruxas –rosas, durmam para sempre. Nunca mais ficarão contentes brincando no jardim. [som de risada maligna].

Parte 3: os matinhos que estão sentados ficarão de pé.

Narrador: fez sol [som que representa dia feliz] as folhas caíram [som da mata], choveu [som de chuva]. e o tempo passou...

Parte 4: entra o tempo [som de vento e sininhos] e anda em volta das rosas, e diz: 

Personagens: ''os tempos'' -já está na hora das rosas despertarem. [som de vento e sininhos].

Narrador: a passear e admirar o belo jardim, um rei avista um canteiro com belas rosas a dormir, e a tocá-las e sentir o seu perfume, ele diz: 

Parte 5: [som de saudação a majestade] aparece o rei a admirar as rosas e a abraçá-las.

Personagens: os reis -nunca vi tão lindas rosas num só jardim. acordem lindas rosas e floresçam ainda mais sua beleza.

Parte 6: [som de bocejo e natureza] as rosas despertam e dão as mãos ao rei e cantam [ao som de linda rosa juvenil].

Narrador: as rosas despertam, e o jardim volta a ficar ainda mais belo, perfumado. Tudo voltou a ser encantado e cheio de vida.

O roteiro é simples e curto, para a atuação da turma de ensino infantil, por causa da maturação expressiva das crianças que devemos respeitar, porém pode ser estendido e adequado a cada classe a contemplar as habilidades e competências  já desenvolvidas pela criança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário