10 de agosto de 2015

7 atividades para a semana de comemoração ao dia do folclore - 22 de Agosto

Folclore é uma palavra originada a partir de dois termos anglo-saxônico: folk (povo) e lore (saber). Ou seja, o Folclore é o estudo do uso de conhecimento popular das narrativas tradicionais, costumes, linguagens populares, crenças e superstições, lendas e contos, usos e costumes, ditos populares.

Ao pensar o folclore fixamos, somente, nos costumes antigos. É importante entender a mente de um povo no passado, entretanto, o folclore é um eterno vir-a-ser, se alimenta,  se recria, é produzido a partir da realidade atual coletiva.

Para comemorar o dia do folclore separei algumas atividades que podem ser vivenciadas como uma aula, ou mesmo como um festival escolar, no qual cada turma assumirá um tema.

1. Qual é a música: tocar músicas folclóricas por um determinado tempo, logo, para a música e a criança completa a continuar a cantar, ou a dizer o nome da canção.

2. Oficina de brinquedos: confeccionar brinquedos da tradição popular, como, peteca, pipa, vai-vem, foguetinho, bilboquê, pé de lata.

3. Brincadeiras: cinco marias, corda, pião, corda, roda, gude, esconde esconde, cabo de guerra, amarelinha, quebra pote.

4. Mitos e lendas: oferecer as crianças acessórios, roupas, tinta, peruca, diversos materiais de criação com o objetivo que elas se fantasiem de acordo com os personagens das lendas e mitos que conhecem.

5. ''Quem conta um conto, aumenta um ponto'': deixar a decoração da sala com aspecto encantador a conter elementos das histórias de cordel, contos, fábulas, parlendas. Contar a história e pedir que os alunos representem o que mais chamou atenção.

6. Danças folclóricas: forró, frevo, pau de fitas, quadrilhas, maculelê, maracatu.

7. Brincando de Ana Maria: apresentar para as crianças comidas típicas, ou fazer algumas receitas fáceis como quebra-queixo, pipoca, paçoca, pão de queijo, maçã do amor, curau, brigadeiro, bolinho de chuva.

O dia do folclore é bastante rico, principalmente, no que se refere a conhecimento popular brasileiro. São muitas regiões, vários povos distintos, por isso vale destacar e permitir que o alunos participem das pesquisas antes de compor o conteúdo das atividades. Após a pesquisa o professor discute os elementos trazidos, avalia e destaca quais conteúdos serão apresentados.

É necessário adaptar as atividades ao grupo de ensino que o professor está a lecionar.

PINTO, Iname Custódio. Folclore: aspectos gerais. Curitiba. Ibpex, 2005.

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