31 de março de 2015

Diversão para a Páscoa

6 divertidas brincadeiras adaptáveis ao grupo 1 e 2 da educação infantil. Sugestão para as aulas da semana da páscoa, ou para alegrar a comemoração pascoal, em casa, com a participação de toda a família.

1. Decorar ovos - Cozinhe ovos de galinha, deixe esfriar e comece a brincadeira a colorir os ovos com tinta guache, corantes, ou suco em pó, lápis de cera; e enfeitar com colagens de laço de fita, pequenas flores, recortes de imagens.

2. Colheita de ovos -  Espalhar ovos (decorados e cozidos) de galinha, bombons ou ovos de chocolate pelo jardim, solário, ou mesmo pela casa. Fazer pegadas no chão como dica para as crianças acharem a surpresa. Deixe a criança com um cesto em mãos ou uma recipiente para juntar os ovos. Depois de recolhido todos os ovos você pode contá-los (a trabalhar quantidade e números).

3. Meleca - Derreter tabletes de chocolates e deixar esfriar ao ponto de 36° (a temperatura de nosso corpo) e acrescentar iogurte natural, ou creme de leite, ou leite condensado -outra opção é, leite condensado de soja e cacau em pó, ou chocolate em pó. Após esfriar, dispor a mistura em recipientes acessíveis para a criança manusear com facilidade. A brincadeira é livre. Abra sobre o chão plásticos, ou papel metro. Deixe que elas se lambuzem. Atenção  à intolerância de alguns alimentos.  

4. Carimbo - Abra uma folha de papel metro sobre o chão. Pinte a sola dos pés da criança. Os dedos devem estar pintados de verde e toda parte externa do pé pintada da cor laranja. Quando a criança pisar no papel metro terá o carimbo que representa a cenoura.

5. Caixa dos sentidos - Separe alguns alimentos (pão, cenoura, chocolate, ovo, uva, suco de uva na caixinha), coloque dentro de uma caixa e deixe que a criança escolha sem olhar. Depois de escolhido o alimento, ainda de olhos vendados, estimule a criança a explorar o alimento, através do tato, paladar, olfato. Após esse momento tire a venda e deixe a criança perceber o alimento com os outros sentidos. Ensine o nome dos alimentos, o que são, de onde vem.

6. Pegadas sensoriais - Recorte o desenho de pegadas de coelho e sobre ele cole diferentes materiais, como exemplo, algodão, esponja de aço, lixa de parede, grãos, esponja, pelúcia, retalhos, folhas secas. Espalhe as pegadas pelo ambiente e estimule a criança tatear com os pés, mãos. Explique os tipos de texturas.

Para todas as brincadeiras acontecerem é essencial a participação de um responsável como mediador a fim de que toda atividade tenha sucesso quanto ao seu objetivo que é alegrar e contribuir como experiência para o desenvolvimento da criança.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário